página em desenvolvimento
Considerações Gerais – FExpB
Concepção Geral:
A unidade curricular (UC) Física Experimental B (FExpB) visa iniciar a formação de um profissional capaz de elaborar, validar e interpretar gráficos de linha(*), assim como ser competente em comunicar suas conclusões. Esta UC articula-se com qualquer outra UC que faça o uso de gráficos de linha (milimetrado, monolog e dilog). Dessa forma, não se limita a formações em Engenharias, Física, Química e carreiras afins. Visa iniciar a formação de um profissional para a tomada de decisões baseadas na interpretação de gráficos de linha.
(*) com foco em funções lineares, exponenciais e potenciais.
Requisitos das Avaliações:
As avaliações serão realizadas em vários momentos durante a formação (processo) e no final dela (produto) e atenderão aos seguintes requisitos:
- coerência: o conteúdo das avaliações será coerente com o que será ensinado;
- autenticidade: os desafios e problemas devem ser inspirados em situações reais;
- abrangência: devem considerar a completude do tema;
- desafiante: devem despertar a criatividade e raciocínio, e gerar valor para o aluno;
- articulação: todas as formas de avaliação devem convergir para uma qualificação abrangente.
Critérios para a Certificação:
Para conquistar a Certificação o aluno deverá ser capaz de demonstrar competência nos seguintes aspectos:
- Finalidade: saber para que serve o conteúdo?
- Causa: qual a origem ou necessidade de definir os conceitos e métodos?
- Processo: qual a linha de raciocínio para coletar e manipular dados experimentais?
- Consequência: quais as implicações de um erro ou limitação no processamento dos dados?
- Essência: qual a essência de cada técnica ou conceito?
- Criatividade: em que outros contextos podemos usar este conteúdo?
- Link: como este tema se relaciona com outras unidades curriculares?
- Gestão de riscos: Quais os sinais que podem sugerir algum erro nos dados?
- Integração: Como conectar este tema à atividade profissional?
Evidências de Aprendizagem:
A aprendizagem será evidenciada com base nos seguintes requisitos:
- Atitudes: comportamento, comprometimento, colaboração, empatia;
- Conhecimento: interpretação e aplicação da teoria, resolução de questões conceituais;
- Procedimentos: aplicação dos métodos, resolução de problemas complexos, respeito às normas técnicas;
- Desempenho: exposição de resultados (pitch), clareza, concisão e rigor nas atividades realizadas;
- Portfólio: produção e disponibilização de material colaborativo.
Gráfico de Radar:
Considerando que a avaliação é composta por múltiplos fatores, o desempenho geral do aluno será esquematizado num Gráfico de Radar (Radar Chart) com as seguintes dimensões:
- Técnica: saber executar os procedimentos de coleta, manipulação e consolidação dos dados experimentais;
- Transferência: capacidade de aplicar os conceitos em novos problemas e contextos;
- Compreensão: capacidade de interpretar resultados e tomar decisões;
- Comunicação: capacidade de se comunicar em várias mídias (escrita, visual, oral, …);
- Colaboração: proposição de exemplos e problemas, criação de ferramentas pedagógicas (mapas mentais, apps, resumos, material complementar, etc).