FExpB

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Considerações Gerais – FExpB

Concepção Geral:

A unidade curricular (UC) Física Experimental B (FExpB) visa iniciar a formação de um profissional capaz de elaborar, validar e interpretar gráficos de linha(*), assim como ser competente em comunicar suas conclusões. Esta UC articula-se com qualquer outra UC que faça o uso de gráficos de linha (milimetrado, monolog e dilog). Dessa forma, não se limita a formações em Engenharias, Física, Química e carreiras afins. Visa iniciar a formação de um profissional para a tomada de decisões baseadas na interpretação de gráficos de linha.

(*) com foco em funções lineares, exponenciais e potenciais.

Requisitos das Avaliações:

As avaliações serão realizadas em vários momentos durante a formação (processo) e no final dela (produto) e atenderão aos seguintes requisitos:

  • coerência: o conteúdo das avaliações será coerente com o que será ensinado;
  • autenticidade: os desafios e problemas devem ser inspirados em situações reais;
  • abrangência: devem considerar a completude do tema;
  • desafiante: devem despertar a criatividade e raciocínio, e gerar valor para o aluno;
  • articulação: todas as formas de avaliação devem convergir para uma qualificação abrangente.

Critérios para a Certificação:

Para conquistar a Certificação o aluno deverá ser capaz de demonstrar competência nos seguintes aspectos:

  • Finalidade: saber para que serve o conteúdo?
  • Causa: qual a origem ou necessidade de definir os conceitos e métodos?
  • Processo: qual a linha de raciocínio para coletar e manipular dados experimentais?
  • Consequência: quais as implicações de um erro ou limitação no processamento dos dados?
  • Essência: qual a essência de cada técnica ou conceito?
  • Criatividade: em que outros contextos podemos usar este conteúdo?
  • Link: como este tema se relaciona com outras unidades curriculares?
  • Gestão de riscos: Quais os sinais que podem sugerir algum erro nos dados?
  • Integração: Como conectar este tema à atividade profissional?

Evidências de Aprendizagem:

A aprendizagem será evidenciada com base nos seguintes requisitos:

  • Atitudes: comportamento, comprometimento, colaboração, empatia;
  • Conhecimento: interpretação e aplicação da teoria, resolução de questões conceituais;
  • Procedimentos: aplicação dos métodos, resolução de problemas complexos, respeito às normas técnicas;
  • Desempenho: exposição de resultados (pitch), clareza, concisão e rigor nas atividades realizadas;
  • Portfólio: produção e disponibilização de material colaborativo.

Gráfico de Radar:

Considerando que a avaliação é composta por múltiplos fatores, o desempenho geral do aluno será esquematizado num Gráfico de Radar (Radar Chart) com as seguintes dimensões:

  • Técnica: saber executar os procedimentos de coleta, manipulação e consolidação dos dados experimentais;
  • Transferência: capacidade de aplicar os conceitos em novos problemas e contextos;
  • Compreensão: capacidade de interpretar resultados e tomar decisões;
  • Comunicação: capacidade de se comunicar em várias mídias (escrita, visual, oral, …);
  • Colaboração: proposição de exemplos e problemas, criação de ferramentas pedagógicas (mapas mentais, apps, resumos, material complementar, etc).